Um caminho da competição para a associação

 

A economia associativa se baseia na ideia de que a vida econômica é responsabilidade de cada ser humano em colaboração com a humanidade como um todo. Partindo do que pensamos e fazemos, mais do que por meio de forças abstratas, trata-se de tornar essa responsabilidade consciente e encontrar maneiras de efetivá-la na vida prática.

   

Propriedade da Associação de Economia Associativa*, a ae-Marca de Certificação foi criada em 29 de setembro de 1998, como Marca de Certificação de Qualidade para promover uma abordagem associativa da vida econômica moderna, aumentando a consciência da economia não apenas da própria empresa, mas também do ambiente social e econômico mais amplo no qual ela existe.

 

Originalmente estabelecida formalmente em 38 países, a ae-Marca prevê um caminho da competição à associação, ao longo do qual os empreendedores individuais assumem a responsabilidade pela condução da vida econômica, ao invés de governos, do Estado, bancos ou forças de mercado abstratas.

 

De acordo com seus Critérios e Diretrizes, a ae-Marca é destinada à avaliação autoauditada e autocertificada do "caráter associativo" de um empreendimento (incluindo os autônomos e comerciantes individuais), independentemente de seu tamanho, localidade e ramo de atuação, quer seja agrícola, industrial, comercial, financeiro, governamental, humanitário ou cultural.

 

Existe uma "literatura" substancial sobre economia associativa, cujos textos representativos podem ser encontrados aquí.

 

* Associação de utilidade pública, fundada na Inglaterra e registrada na Suíça, a Associação de Economia Associativa é uma associação no sentido dos artigos 60 e seguintes do Código Civil Suíço. Sua sede fica em Les Murailles 5, CH 2037 Montezillon (Neuchâtel), Suíça.